Notícias

29/03/2019 - Tecnologia

Agropecuária, sustentabilidade e tecnologia


A serviço do bem comum
Tecnologia não pode ser um fim em si mesmo, mas parte de um projeto setorial, de nação, de humanidade. Para tanto, ela tem de ser menos mecanicista e mais sistêmica e justa como ferramenta de gestão responsável, de equilíbrio e convergência de agendas entre produção, conservação ambiental e adaptação da humanidade aos enormes desafios do mundo moderno: superpopulação e limites da Terra, necessidades básicas de todos, mudanças climáticas, desigualdades sociais, entre outros. Produtores e consumidores devem ser senhores da tecnologia, não escravos. Isto vale para todos os setores, inclusive o agropecuário. A nova revolução agrícola que vivemos deve se basear não só nos sistemas digitais, mas também nos naturais; estar a serviço não apenas dos lucros, mas antes das pessoas e da Teia da Vida.

Estratégico, antes de tecnológico
O nosso AGRO, antes de ser tecnológico, precisa ser estratégico. Como? inserindo o setor em um projeto de nação potência – não colônia; construindo uma carteira diversificada não só de commodities, mas de produtos com valor agregado e de nichos, em função das vocações ambientais dos territórios, biomas e propriedades; integrando o setor a outras cadeias produtivas: indústria, serviços, turismo, abastecimento e segurança alimentar; e também às economias do conhecimento e da biodiversidade; e tratando o seu maior parceiro, a natureza, com sinergia, não agressões.     

Digital
A revolução digital cria uma nova revolução verde na chamada agricultura 4.0, com drones, robôs, sensores, impressoras 3D, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, mapeamento digital, sistemas digitais, big data, blockchain,internet das coisas e dos alimentos, etc. O céu é o limite, com inúmeros desafios, complexidades e possibilidades no caminho. 

Pauta diversificada
A pauta tecnológica não trata apenas de agricultura 4.0 – digital e de larga escala, mas de inúmeros eixos: construção da fertilidade do solo, gestão empresarial, comercialização, armazenamento, produção local, agregação de valor aos produtos, agroindústria, integração com outras cadeias produtivas, responsabilidade sócio ambiental, melhoramento genético ... 

Pauta verde
Tecnologia trata também de manejo e conservação de solo e água, racionalidade e eficácia na irrigação e no uso de agroquímicos, balanço hídrico da propriedade e das culturas, manejo integrado de pragas e doenças (MIPD), biodefensivos, fertilizantes orgânicos, bioindústria, biomimética, serviços ambientais prestados pelos diversos entes naturais, agroflorestas, agricultura “suja”, terroir, culturas orgânicas, entre outros temas. É preciso entender que o AGRO é Tech e Pop, mas é parte. O ECO é que é Tudo.         

Produtividade
Já é quase um clichê repetir o que a Embrapa sabe e prega há muito tempo: é possível triplicar a produção brasileira de grãos e quintuplicar a de carne sem desmatar um hectare, com a aplicação de tecnologias disponíveis na pesquisa, viáveis, muitas vezes simples e de baixo custo e já praticadas por parte dos produtores. A produtividade é a grande ponte de integração entre os lucros e a conservação ambiental. O desafio é levar as boas práticas tecnológicas a todos.      

Profissional
No AGRO tecnificado e estratégico, quer seja de pequena ou larga escala, não há lugar para amadorismo, extração predatória, relações ganha-perde, irresponsabilidade setorial. É preciso ter uma visão empresarial, eficaz, produtiva, de sinergia e cidadania, facilmente expressa no Triple P – People, Profits & Planet.

A ponte entre tecnologia e produtores
Há um abismo entre a nossa tecnologia e o nosso campo, temos de construir muitas pontes por meio de uma governança de extensão, empreendedorismo e assistência técnica rural envolvendo universidades, órgãos de pesquisa, empresas, governos nos três níveis, entidades profissionais e de classe, sistema S - uma governança à altura da nossa tecnologia de agricultura tropical, uma das mais desenvolvidas do planeta. 


Por Ramis Tetu
Fonte: Jornal do Tocantins - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.