Notícias

02/05/2019 - Tecnologia

Agrishow 2019: veja equipamentos que prometem facilitar a vida do produtor rural


Mecanismos de irrigação acionados pelo celular, análise de insumos aplicados na lavoura em tempo real, mapeamento da área de plantio, alimentação automatizada para animais e pulverização programada gota a gota. Estas são algumas das novidades apresentadas na Agrishow 2019, em Ribeirão Preto (SP).

Pulverizador a bateria
A linha de pulverizadores portáteis da Jacto apresenta o DJB-20S, o primeiro equipamento e dosador costal do mundo, que utiliza conexão Bluetooth, podendo ser controlado por meio de um celular. Movido a bateria, ele pode operar por uma jornada de até oito horas, antes de ser recarregado na energia elétrica.

Para lavouras de grande escala, a Valtra apresenta o BS3335H, com capacidade para 3,5 mil litros de defensivos, um dos maiores tanques do mercado agro. Já o BS3330H tem versões com barras de 24 e 30 metros, sendo que a menor é homologada de fábrica para funcionar com a metade do comprimento, função ideal para as lavouras de cana-de-açúcar.

Caminhão autônomo
Um caminhão que anda sozinho? Sim, é possível. Um modelo da Mercedes-Benz usa a geolocalização para seguir a rota e os comandos dados pelo motorista. Capaz de transportar 22 toneladas de cana-de-açúcar, ele substitui os tratores que fazem o transbordo no meio da plantação. A economia de combustível chega a 50% e o gasto com lubrificantes reduz quase pela metade também.

Colheitadeira automatizada
Mais precisão e performance são promessas da colheitadeira S700, da John Deere. Primeiro equipamento do tipo totalmente automatizado, possui sistema ATA, que permite o ajuste automático ao terreno em aclive ou declive, reduzindo perdas na colheita.

A gigante, que mais parece um Transformer, também está equipada com duas câmeras digitais, capazes de fazer a leitura da passagem de grãos e identificar impurezas e grãos quebrados.

Irrigação a um clique
Irrigação inteligente, sem desperdício. Apresentado pela Netafim/Amanco, o Netbeat é uma tecnologia para monitorar e automatizar o sistema, em tempo real, com apenas um clique. A plataforma carrega recomendações sobre quando e como irrigar. O agricultor pode programar operações de manejo da irrigação ou nutrirrigação por meio do smartphone, tablet ou computador.

Fonte: G1 Ribeirão Preto e Franca




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.