Notícias

22/04/2020 - Tecnologia

Agricultura remota salva quarentena


Nestes tempos de reclusão, as novas tecnologias podem ser a chave para setores como a agricultura sobreviverem, indicou a Paintec, empresa fundada há alguns anos em Ejea de los Caballeros, na Espanha.

Essa empresa, por exemplo, propõe uma plataforma abrangente de gerenciamento agrícola com base em dados de drones, sensores e satélites.

Em resumo, a alternativa é "um aplicativo com o qual pode-se transportar a lavoura no bolso e observar todas as alterações que ocorrem nele", dizem os executivos da empresa.

Desde 15 de março, o número de visitas à tecnologia desta empresa aumentou 24%. A ferramenta nasceu com o objetivo de "melhorar a produtividade e a eficiência em um setor em que apenas 7,1% dos agricultores utilizam regularmente novas tecnologias", de acordo com uma pesquisa lançada pela própria empresa.

O cenário que seus criadores imaginaram, é claro, não era o que vivíamos, mas a verdade é que a plataforma pode ser um recurso muito útil na situação atual.

"Permite minimizar as viagens às parcelas para rastrear as plantações. Embora essas transferências sejam permitidas, quanto menos forem feitas, menor será o risco para os produtores", diz José Manuel Ruiz, co-fundador da Paintec com seu parceiro Cristian Aldaz.

Do ar, drones e satélites pilotados geram imagens espaciais que a ferramenta processa para oferecer ao agricultor todas as informações de que ele precisa, como para detectar ervas daninhas.

Tudo isso minimizando o deslocamento. Segundo essa empresa, quem utiliza seus serviços obteve " economias de aproximadamente 15% nos custos de insumos, enquanto sua produtividade aumentou em 5%".

Fonte: Dourados Agora




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.