Notícias

19/05/2020 - Tecnologia

Agricultura irrigada no Ceará produz mais com tecnologia e em menos área


Avança a agricultura irrigada no Ceará, e alguns números fornecidos pela secretaria Executiva do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedet) conferem-lhe importância.

Em 2018, por exemplo, sua área plantada alcançou 72,4 mil hectares, ou 5% do total (os outros 95% da área cultivada foram da agricultura de sequeiro).

A produção da agricultura irrigada bateu em 1,739 milhão de toneladas (39%) e registrou um VBP (Valor Bruto de Produção) de R$ 2,386 bilhões, ou 59% do total.

A agricultura de sequeiro, embora ocupando área de 1,44 milhão de hectares e colhendo 2,73 milhões de toneladas, alcançou um VBP de R$ 1,63 bilhão.

Em 2019, a área irrigada caiu para cerca de 50 mil hectares e os números de sua produção e VBP estão sendo apurados pela Sedet..

Na opinião de Sílvio Carlos Ribeiro, secretário Executivo de Agronegócio da Sedet, são muito boas as perspectivas para a agricultura irrigada cearense.

"Quando estiver concluído o Canal Norte do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, a oferta de água estará normalizada, e aí os produtores poderão planejar melhor seus investimentos", explica ele.

Sílvio Carlos ressalta os investimentos privados que têm sido feitos pelos agropecuaristas, que a cada ano melhoram sua produção e sua produtividade, consolidando o Ceará como um dos líderes do setor no Nordeste.

Por Egídio Serpa
Fonte: Diário do Nordeste




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.