Notícias

30/01/2019 - Tecnologia

Agricultura e inteligência artificial serão inseparáveis


Um artigo publicado pelo portal especializado www.muyinteresante.es, da Espanha, listou uma série de exemplos do uso da inteligência artificial na agricultura e os motivos que levarão os produtores e as empresas especializadas a investirem cada vez mais nessa tecnologia com o passar do tempo. De acordo com a publicação, as soluções podem ser benéficas tanto para os agricultores e para as culturas, bem como para o meio ambiente.

“Através de dispositivos inteligentes e tecnologias de inteligência artificial (IA), os agricultores em Aragão (cidade espanhola) podem fazer um uso mais eficiente dos recursos naturais, especialmente da água. O equipamento de Internet das Coisas (IoT) instalado no campo e a análise de dados na nuvem, no caso o Microsoft Azure, oferecem informações sobre o melhor momento para plantar, regar, fertilizar ou colher culturas, de uma forma que os agricultores podem obter maior rastreabilidade da produção de suas fazendas”, diz o texto.

Além disso, as informações sobre o estado das lavouras são obtidas em tempo real para analisar a evolução de indicadores como temperatura ambiente e do solo, umidade do solo, pressão atmosférica, vigor das plantas, precipitação registrada ou velocidade do vento. “Isso facilita a tomada de decisões em cada um dos momentos do ciclo de produção”, completa.

Outro exemplo de incorporação de soluções de inteligência artificial no campo da agricultura é encontrado na empresa norte-americana Intel. Especialistas dizem que, até 2050, o mundo terá que produzir 50% a mais de alimentos do que é produzido hoje, mas com menos recursos e sendo mais eficiente. Gayle Sheppard, vice-presidente da Intel, diz que "a inteligência artificial pode ajudar os agricultores a obter mais da terra usando recursos de forma mais sustentável".

Fonte: MassaNews





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.