Notícias

30/12/2019 - Tecnologia

Agricultura de Baixo Carbono também é desafio para 2020

Já estão no sistema 10 milhões de hectares, mas os produtores podem intensificar ainda mais o uso da terra, especialmente na pecuária

O Ministério da Agricultura e Pecuária apresentou em sua Retrospectiva 2019 um capítulo dedicado aos desafio para o ano de 2020 na área do Desafios para 2020 desenvolvimento sustentável e inovador. Para o governo, o Plano Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) está no centro da estratégia de ação.

De 2010 a 2018, implantou-se, com o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), sistemas produtivos mais sustentáveis em 59 milhões de hectares.

A ação faz parte de um movimento dos últimos 40 anos, mas que foi intensificado nas duas últimas décadas. Enquanto a área ocupada pela agricultura aumentou 33%, a produção cresceu em torno de 386%.

O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, ou Plano ABC, tem como um principais estímulos linhas de crédito a taxas de juro diferenciadas a produtores que implementarem projetos de recuperação de pastagens e florestas ou adotarem tecnologias de produção que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Com o Plano ABC, os sistemas mais produtivos responderam  por uma redução de emissões de gases de efeito estufa em mais de 200 milhões de toneladas de Carbono Equivalente, meta apresentada na COP 25.

No caso da região do Cerrado o Plano ABC focado nessa região  teve seus resultados apresentados no final de 2019. Foram mais de 18 mil produtores beneficiados em 164 municípios.

De acordo com dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, 2019 termina com um saldo de 10,4 milhões de hectares de pastagens recuperadas, dos quais 5,8 milhões de hectares estão em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Por: Vera Ondei

Fonte: Portal DBO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.