Notícias

27/01/2020 - Tecnologia

Agricultores de SC usam ozônio para diminuir agrotóxicos e perdas na lavoura


O gerador de ozônio, que purifica o ar, pode ser usado também para eliminar agrotóxicos em alimentos e ainda proteger o produtor de possíveis perdas na lavoura.

Em Blumenau, no Vale do Itajaí, o agricultor Jefferson Pasold tinha perdas de 30 a 40% por causa de fungos e bactérias super-resistentes. A tecnologia inédita desenvolvida em Santa Catarina ajudou na lavoura.

“Eu tinha muito problema com patógenos, fungos em folhas, no solo. A gente usava produto biológico no controle, mas não tinha total efetividade. A gente encontrou a solução no ozônio. Reduzi o uso de agroquímico, o uso de produtos biológicos melhorou. Entregamos ao consumidor um produto mais limpo, com menos agrotóxicos”, explica o produtor rural.

A tecnologia usada é a de plasma frio, que produz ozônio. O gás é então adicionado à água que irriga a plantação. “Os patógenos que causam doenças nas mudas, na maioria das vezes, está na água. O ozônio na água de irrigação ataca esses microrganismos”, explica o engenheiro químico Gustavo Casarin.

No caso de algumas produções, são usados agrotóxicos, mas na mesa do consumidor, os alimentos chegam limpos dos produtos químicos. Isso é resultado de uma tecnologia que incorpora o ozônio na água que irrigaos alimentos e elimina até 90% do resíduo dos agrotóxicos, além de outros microrganismos que podem prejudicar à saúde.

“Através do poder de oxidação do ozônio conseguimos eliminar ou quebrar essas substâncias de agrotóxicos, em resumo, ele transforma substâncias tóxicas em não tóxicas”, detalha Gustavo Casarin.

Além da agricultura, o ozônio é utilizado em indústrias de bebidas para higienizar e desinfetar tanques e outros utensílios que precisam de uma limpeza profunda, sem interferir no sabor e na composição do produto final.

Fonte: G1 SC




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.