Notícias

04/02/2019 - Milho

Agricultores de MT começam plantio do milho safrinha


Os produtores de Mato Grosso não têm sossego no começo do ano: colhem a soja e já vão plantando o milho segunda safra, o chamado safrinha.

O estado deve colher nesta temporada mais de 28 milhões de toneladas do grão, 3% mais que no ano passado. A área cultivada deve ser praticamente a mesma.

Em uma fazenda em Primavera do Leste, cerca de 600 dos 2,3 mil hectares destinados ao milho já foram plantados.

"Esse foi um ano que a gente conseguiu fazer a semeadura da soja um pouco mais cedo. Nós trabalhamos só com milho safrinha na propriedade este ano. Então o fato de fazer a soja mais cedo vai nos possibilitar uma área segura de milho", diz Elias Rangel Neto, gerente agropecuário da propriedade. Ele espera colher 120 sacas de milho por hectare.

Os agricultores do estado receberam boas ofertas pelo milho, e com isso, já negociaram boa parte da produção, antes mesmo de fazer o plantio.

O produtor João Vitor Cimadon, por exemplo, conseguiu em média R$ 25 por saca. No ano passado, tinha vendido por R$ 20. Ele já comercializou 30% do que vai ser produzido na fazenda, em Campo Verde, no sudeste de Mato Grosso.

Além do preço atrativo, a venda antecipada é uma estratégia para garantir o pagamento de alguns gastos importantes na lavoura. "Funcionários, combustível, algumas coisas que a gente gasta mensalmente. Já ajuda bastante. Outras coisas são mais futuras: os insumos, por exemplo. Aí a gente segura um pouco mais, que é o restante, os 70% que ainda não foram vendidos."

Em todo o Brasil, a produção do milho da segunda safra deverá passar de 63 milhões de toneladas.

Fonte: G1 - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.