Notícias

11/02/2020 - Tecnologia

5 tecnologias na agricultura mais novas


Ultimamente, a agricultura de precisão vem aplicando as tecnologias digitais ajustando a forma de como os agricultores tratam as culturas e gerem os campos. Não é necessário ser um profissional da área para comprovar que o avanço de tecnologia na agricultura transformou o trabalho de campo para mais proveitoso, eficiente, seguro e fácil. Entre os impactos da tecnologia na agricultura mais populares, os agricultores escolheram cinco melhores:
  • Software de IGs e agricultura de GPS
  • Imagens de satélite
  • Drone e outras imagens aéreas
  • Software agrícola e dados online
  • Fusão de bases de dados
Como resultado, as fazendas modernas obtêm benefícios significativos com o crescimento da tecnologia na agricultura. Estes benefícios incluem a redução do consumo de água, nutrientes e fertilizantes, redução do impacto negativo no meio ambiente, redução do escoamento químico para as águas subterrâneas e rios locais, melhor eficiência, preços reduzidos, e muito mais. Desta forma, o negócio torna-se rentável, inteligente e sustentável. Vamos discutir algumas dessas tecnologias agrícolas.

AGRICULTURA BASEADA EM IGS
Como os campos dependem da localização, o software IGs torna-se uma ferramenta incrivelmente útil em termos de agricultura de precisão. Ao utilizar o software IGs, os agricultores são capazes de mapear as mudanças atuais e futuras na precipitação, temperatura, produtividade das culturas, saúde das plantas, etc. Ele também permite o uso de aplicações baseadas em GPS em linha com máquinas inteligentes para otimizar a aplicação de fertilizantes e pesticidas; dado que os agricultores não precisam tratar o campo inteiro, lidando apenas com determinadas áreas, eles são capazes de poupar dinheiro, esforço e tempo.

Outro grande benefício da agricultura baseada em IGs é a aplicação de satélites e drones para coletar dados valiosos sobre vegetação, condições do solo, clima e terreno a partir de uma visão aérea. Tais dados melhoram significativamente a tomada de decisões certas.

DADOS DERIVADOS DO SATÉLITE
Nunca foi tão fácil prever os rendimentos, assim como realizar um monitoramento de campo quase em tempo real, com o objetivo de detectar as ameaças com a ajuda dos dados de satélite.

Os sensores são capazes de providenciar imagens em vários espectros, permitindo a aplicação de numerosos índices espectrais, como o Índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI). O NDVI permite a detecção do conteúdo vegetal, da quantidade de plantas em murcha e da saúde vegetal em geral. 

A seguir é o Índice de conteúdo de clorofila no dossel (CCCI) que ajuda na aplicação de nutrientes. Depois, a Diferença normalizada do RedEdge (NDRE) detecta o conteúdo de nitrogênio. E por último, o Índice de vegetação ajustado para solo modificado (MSAVI) foi concebido para minimizar o impacto de fundo do solo nas primeiras etapas de desenvolvimento das plantas; a lista prossegue.

DADOS DO CÉU – DRONES
Com a ajuda de drones, os agricultores têm a oportunidade de definir, com alta precisão, a biomassa das culturas, a altura das plantas, a presença de ervas daninhas e a saturação da água em certas áreas de campo. Eles fornecem melhores e mais precisos dados com maior resolução em comparação com os satélites. Quando são operados localmente, eles fornecem informações valiosas ainda mais rapidamente do que os exploradores. Os drones também são considerados como auxiliares inigualáveis na batalha contra os insetos; para evitar a invasão nas áreas de risco aplica-se inseticida usando drones, ao mesmo tempo isso reduz a probabilidade de exposição directa que leva ao envenenamento químico.

Apesar dos drones serem fáceis de usar e capazes de recolher grandes quantidades de dados em curtos períodos de tempo, ainda existem desafios quando se utilizam constantemente, já que não são baratos. Os drones são quase impotentes quando é necessário o mapeamento ou monitoramento de grandes áreas, são mais propícios também como tecnologia na agricultura familiar: é melhor complementar o monitoramento dos campos extensos com o monitoramento via satélite entre áreas já mapeadas, quando devem ser checadas áreas específicas.

DADOS ONLINE – A CHAVE PARA A AGRICULTURA DE PRECISÃO
Para simplificar a observação do campo, a EOS concebeu o Crop Monitoring – uma plataforma digital que utiliza monitoreo por satélite para acelerar a tomada de decisões de um agricultor, para não perder um ponto crucial de trabalho de campo. Seguem a continuação algumas funcionalidades disponíveis na plataforma:

1. O Crop Monitoring permite o uso do Índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) para monitorar a saúde das culturas. Este índice controla a quantidade de clorofila nas plantas, oferecendo informações do seu estado. Os valores de NDVI mais altos caracterizam uma vegetação mais saudável, já que maior teor de clorofila na planta a classifica como mais saudável.

2. Outra característica importante do Crop Monitoring é um aplicativo de Exploração (Scouting). É um aplicativo para celular e desktop que com mapas de campo digitais. Ao utilizar este aplicativo, um agricultor pode atribuir múltiplas tarefas aos exploradores com poucos cliques. Adicionar um campo, colocar uma localização, definir uma tarefa. Uma vez que a tarefa é atribuída, o explorador chega diretamente ao local selecionado e verifica as áreas problemáticas, inspeciona a atividade de pragas, o crescimento de ervas daninhas, etc., fazendo registros imediatos no aplicativo. Isto permite a inspecção das áreas problemáticas apenas quando for necessário, poupando assim muito tempo para tomar as ações preventivas necessárias.

3. Análise meteorológica. Ao analisar os dados meteorológicos em linha junto com os dados sobre o estado das plantas a partir de imagens de satélite, os agricultores podem aplicar com precisão a irrigação e evitar geadas ou danos causados pelo calor. Por exemplo, um dos melhores métodos para evitar problemas de seca é a irrigação por gotejamento com controle de válvulas automático ou manual, assim o agricultor pode aplicar a quantidade necessária de água em áreas secas.

4. O benefício mais importante de Crop Monitoring é o facto de se basear em imagens de satélite. Issa evolução ajuda a analisar as condições do campo ou o estado de áreas específicas e extrair informações valiosas em tempo real, acelerando assim o tempo ótimo de reação, e tomada das decisões confiáveis – que culturas plantar, quando colher, como planejar efetivamente a próxima estação, que quantidade de nutrientes e fertilizantes aplicar, e muito mais

DADOS COMBINADOS
Ocasionalmente o Crop Monitoring tem que combinar várias bases de dados a fim de obter abordagens valiosas para seu campo. Para começar, o usuário é capaz de comparar o desempenho do seu campo com o desempenho médio de todos os campos da área. Para enfrentar este desafio, comparam-se múltiplas bases de dados de todos os campos do seu distrito. Por enquanto, tais comparações só estão disponíveis usando o índice de vegetação NDVI, mais proximamente vamos expandir as oportunidades analíticas da Plataforma, adicionando novos índices para seguir com a revolução agrícola.

A próxima característica de valor que emprega numerosas bases de dados é a análise de dados meteorológicos. Compõe-se das opções seguintes:
  • “Winter kill” avisa sobre as baixas temperaturas que ameaçam suas plantações no inverno.
  • “Cold stress” destaca os dias em que a temperatura caiu abaixo de -6℃ para avaliar os danos causados pela geada às culturas precoces
  • “Heat stress” reflecte os dias com temperaturas acima de +30℃ para avaliar os danos causados pela onda de calor
  • O recurso também fornece a capacidade de monitorar a precipitação e a temperatura.
VANTAGENS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO
As tecnologias agrícolas promissoras estão avançando a passos largos. Elas oferecem ajuda substancial aos agricultores em seus esforços para otimizar os insumos, simplificar a gestão agrícola e aumentar a produtividade. O aumento das safras, bem como a redução dos custos de manutenção, ajudam a aumentar as margens de lucro. No contexto de soluções inteligentes, a agricultura de precisão oferece o canivete suíço de técnicas agrícolas para os agricultores de hoje e de amanhã.

Fonte: EOS - Earth Observing System





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.