Notícias

25/09/2020 - Soja

5 pontos fundamentais para uma boa safra de soja


Um dos maiores eventos da sojicultura brasileira, a Abertura Nacional do Plantio da Soja, realizada ontem (24/9), foi uma celebração emocionante, com direito a muita informação, homenagens e, claro, o consagrado enfileiramento das plantadeiras em campo.

E neste dia tão importante pra agricultura brasileira, o comentarista Miguel Daoud listou cinco fatores primordiais que o produtor precisa estar atento para ter mais uma safra farta e rentável. Confira:

1. Investimento no solo
“Eu citaria o primeiro ponto importante é a qualidade do solo. Para iniciar a lavoura é preciso conhecer a lavoura, saber quais insumos vai usar os fertilizantes. A tecnologia permite saber o que colocar, onde e quanto colocar.  Isso é importante para ter um custo controlado”

2. Manejo adequado da lavoura
“O manejo é o tratamento que você dá para a lavoura. Temos produtos diversos e depende de quais são as necessidades do produtor. O Brasil tem todo tipo de tecnologia, equipamentos e startups com novas soluções a todo momento”

3. Planejamento da produção
“É preciso, antes de tudo, planejar como irá fazer essa lavoura. Compras antecipadas e negociação. Essa questão é fundamental para produtividade lá na frente”

4. Gestão administrativa e financeira
“O produtor pode ser impecável em tudo, mas na hora de fazer a gestão financeira se perder na ganância. Na hora que investe, se tem um período muito longo e, por isso, é preciso garantir o seu custo. Olhar contabilidade, tributação e estratégia de comercialização. Sempre digo aqui que é preciso fazer operações sincronizadas, não se pode comprar em dólar e vender em real, por exemplo”

5.  Acompanhamento minucioso do clima
“O quinto ponto é o clima, pois é preciso estar sempre ligado nas previsões e indicativos para a região. O clima é incontrolável, mas é possível com ferramentas, como o site do tempo do Canal Rural, ver com meses de antecedência o que virá pela frente”

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.